segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Feminista

 
    O feminismo é um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Este movimento adquire cunho reivindicatório por ocasião das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicadas pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs. Algumas conquistas podem ser registradas como conseqüência da participação da mulher nesta revolução, um exemplo é o divórcio.
    No dia 18 de março, cuja data hoje é conhecida como o Dia Internacional da Mulher, mulheres de uma fábrica de tecidos situada na cidade de Nova Iorque, se juntaram para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento foi contido com muita violência e resulltou  na morte de aproximadamente 130 mulheres que foram traçadas na fabrica e morreram carbonizadas.
    Em uma conferência na Dinamarca, foi decretado esse dia para homenagear as mulheres. Esse decreto tem como principal objetivo, acabar com o preconceito com o sexo feminino e garantir os direito das mulheres perante a sociedade, mostrando que ela é capaz de ser cidadã e de ocupar seu devido lugar na sociedade.
 
O vídeo seguinte, mostra a origem e desenvolvimento do feminismo:
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário